Mateus 5.13-16 -- "Sal e Luz"

Reflexões no Sermão do Monte  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 10 views
Notes
Transcript

Mateus 5.13-16

-------------------------:

Introdução
---------------------
OBSERVAÇÕES DO TEXTO
---------------------
PRIMEIRO precisamos observar o movimento no discurso de Jesus e como ele dirige a palavra aos que o ouviam: 1º) dos v.3-12 ele fala sobre como eles devem viver, serem reconhecidos etc. e em 2º) dos v.13-16 ele continua dirigindo a palavra à eles, mas agora o mundo não os perseguirá, mas será algo da glória de Deus através do testemunho deles.
SEGUNDO precisamos dar atenção aos elementos que Nosso Senhor usa para ensiná-los: “sal e luz”. Estes elementos trazem ensinamentos sobre a forma que os discípulos de Cristo devem viver entre os homens.
SAL: à época de Jesus era um conservante. Eles não tinham geladeira, portanto a necessidade vital de usar o sal com tal função.
Mas, agora sobre o modo verbal da expressão “Vocês são o sal da terra” é indicativo. Portanto a declaração de um fato, não um imperativo. Deste modo, quem ouviu o sermão de Jesus — assim como nós o lemos hoje — foi levado a compreender que: na condição de discípulo de Cristo, você é sal! Não se tornará.
Sobre o cristão ser o sal, Ferguson diz:
O cristão cuja vida manifesta as características do “bem-aventurado” causará impacto sobre a sociedade, esta que, se deixada a si mesma, apodrecerá, putrefará. Sem a influência do Evangelho, a sociedade sofrerá de decadência moral e ficará pútrida, imprópria para o consumo de cidadãos comuns.
Cidadãos comuns? Sim. Pessoas frágeis? As vezes, alguns sim. Mas “a ilustração que Jesus dá sobre o sal é um lembrete encorajador de que algo aparentemente barato e insignificante pode e consegue influenciar o ambiente em que se encontra desproporcionalmente às nossas expectativas” (Fergurson).
A LUZ: você já deve ter visitado cidades no interior, ou até mesmo seja oriundo dessa região. Bem, o segundo elemento que Cristo usa diz respeito a algo que é comum nessas áreas. Por lá há sempre menos iluminação. As casas são mais afastadas etc., você virá a ter dificuldade em deslocar-se de uma área para outra por causa disso.
Essa ilustração é semelhante ao fato do cristão ser luz no mundo.
Ele precisa iluminar os homens. Em que sentido? No mesmo que o Nosso Senhor Jesus Cristo faz? Claro que não. É mais no sentido de desafiá-los. Nós precisamos ser luz no mundo para que eles vejam em que situação tem vivido e assim “glorifiquem ao Pai Celeste”.
Os homens precisam de direcionamento moral, por estarem cegos às terríveis consequências que sobrevirão.
Related Media
See more
Related Sermons
See more