Mateus 5.13-16 -- "Sal e Luz"

Reflexões no Sermão do Monte  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 34 views
Notes
Transcript

Mateus 5.13-16

-------------------------:

Introdução
---------------------
OBSERVAÇÕES DO TEXTO
---------------------
PRIMEIRO precisamos observar o movimento no discurso de Jesus e como ele dirige a palavra aos que o ouviam: 1º) dos v.3-12 ele fala sobre como eles devem viver, serem reconhecidos etc. e em 2º) dos v.13-16 ele continua dirigindo a palavra à eles, mas agora o mundo não os perseguirá, mas será algo da glória de Deus através do testemunho deles.
SEGUNDO precisamos dar atenção aos elementos que Nosso Senhor usa para ensiná-los: “sal e luz”. Estes elementos trazem ensinamentos sobre a forma que os discípulos de Cristo devem viver entre os homens.
SAL: à época de Jesus era um conservante. Eles não tinham geladeira, portanto a necessidade vital de usar o sal com tal função.
Mas, agora sobre o modo verbal da expressão “Vocês são o sal da terra” é indicativo. Portanto a declaração de um fato, não um imperativo. Deste modo, quem ouviu o sermão de Jesus — assim como nós o lemos hoje — foi levado a compreender que: na condição de discípulo de Cristo, você é sal! Não se tornará.
Sobre o cristão ser o sal, Ferguson diz:
O cristão cuja vida manifesta as características do “bem-aventurado” causará impacto sobre a sociedade, esta que, se deixada a si mesma, apodrecerá, putrefará. Sem a influência do Evangelho, a sociedade sofrerá de decadência moral e ficará pútrida, imprópria para o consumo de cidadãos comuns.
Cidadãos comuns? Sim. Pessoas frágeis? As vezes, alguns sim. Mas “a ilustração que Jesus dá sobre o sal é um lembrete encorajador de que algo aparentemente barato e insignificante pode e consegue influenciar o ambiente em que se encontra desproporcionalmente às nossas expectativas” (Fergurson).
A LUZ: você já deve ter visitado cidades no interior, ou até mesmo seja oriundo dessa região. Bem, o segundo elemento que Cristo usa diz respeito a algo que é comum nessas áreas. Por lá há sempre menos iluminação. As casas são mais afastadas etc., você virá a ter dificuldade em deslocar-se de uma área para outra por causa disso.
Essa ilustração é semelhante ao fato do cristão ser luz no mundo.
Ele precisa iluminar os homens. Em que sentido? No mesmo que o Nosso Senhor Jesus Cristo faz? Claro que não. É mais no sentido de desafiá-los. Nós precisamos ser luz no mundo para que eles vejam em que situação tem vivido e assim “glorifiquem ao Pai Celeste”.
Os homens precisam de direcionamento moral, por estarem cegos às terríveis consequências que sobrevirão.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.